how to create a web page for free


RENDA VARIÁVEL

Ofertas Públicas

A Oferta Pública é a distribuição de ativos para o público, como o lançamento de ações de uma empresa, títulos de dívida ou até mesmo cotas de um fundo de investimento imobiliário.

Ofertas Públicas

Lançamentos de ativos para o público

1

O que é Oferta Pública?

A Oferta Pública é a distribuição de ativos para o público, como o lançamento de ações de uma empresa, títulos de dívida ou até mesmo cotas de um fundo de investimento imobiliário.

Todas as informações sobre a oferta pública ficam disponíveis em um prospecto. Nesse documento, é possível verificar informações sobre a empresa emissora, como os últimos resultados financeiros, destinação dos recursos captados e os bancos responsáveis pela emissão. 

2

Como funciona?

No mercado, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) regulamenta as ofertas públicas em duas instruções:

Instrução ICVM 400: oferta registrada na CVM, normalmente destinada a investidores no geral ou investidores qualificados.

Instrução ICVM 476: oferta destinada apenas para investidores profissionais. Dispensa registro na CVM, é oferecida no máximo para 75 investidores e subscrita no máximo por 50 investidores.

O objetivo das empresas ao fazer uma Oferta Pública é acessar o mercado de capitais para captar recursos visando financiar projetos de investimentos, para expansões, ou até mesmo realizar uma reestruturação financeira.

Para definir as condições dos novos títulos, são desenvolvidos estudos sobre o cenário macroeconômico atual, setor de atuação da empresa, e volume financeiro que será emitido. 

Tipos de ofertas em ações ou FII

Oferta Pública primária

A Oferta Pública Primária é a emissão de novas ações ou cotas de Fundos de Investimentos. Na distribuição primária, a empresa emite e vende novos títulos, portanto, os recursos obtidos com a venda são destinados diretamente para o Caixa da empresa.

Oferta Pública secundária

Na Oferta Pública Secundária não há emissão de novos títulos, ou seja, ocorre a venda de ativos já existentes. Os recursos vão para os vendedores que, no caso, são os acionistas ou cotistas.

IPO

Quando uma empresa abre seu capital para ser negociada na Bolsa, ela realiza uma IPO (Initial Public Offering), ou Oferta Pública Inicial. O processo é uma forma de captação de recursos que as empresas utilizam para financiar suas expansões, além de trazer visibilidade e confiança do mercado na companhia.

Quero saber mais sobre investimentos

Envie seus dados e nossos especialistas entrarão em contato com você.

Porto Alegre

Rua Antonio Carlos Berta, 475/1701 
Jardim Europa
CEP 91340-020
Fone: 51 2042.0520
comercial@origeminvest.com.br

Caxias do Sul

Av. Itália, 277/608
São Pelegrino
CEP 95010-040
Fone: 51 2042.0520
comercial@origeminvest.com.br

ORIGEM INVEST – Agente Autônomo de Investimentos Ltda. está devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº497/11, e é credenciada junto à Safra Corretora de Valores e Câmbio Ltda., o que pode ser verificado no site da CVM (www.cvm.gov.br> Informações de Regulados>Agentes Autônomos> Consulta a Informações de Agentes Autônomos >ORIGEM INVEST ou no site do [Banco Safra https://www.safra.com.br/safra-invest.htm ]. A marca SAFRA INVEST é de propriedade e objeto de direitos exclusivos de empresas das Organizações Safra, das quais faz parte a Safra Corretora de Valores e Cambio Ltda. O Agente Autônomo é um intermediário e depende de ordem prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro e de capitais. Esta mensagem tem conteúdo meramente informativo. As informações ora prestadas são de caráter geral e exemplificativo, estando sujeitas a alterações, condições adicionais e negociação específica para cada investimento realizado, não se configurando ou devendo ser entendida como oferta pública ou privada, relatório de análise ou consultoria de valores mobiliários tais como definidos na legislação e regulamentação em vigor. As informações expressas neste documento foram obtidas de fontes públicas consideradas seguras, porém não é garantida a sua precisão ou completude, não devendo ser consideradas como tal. Investimentos em títulos e valores mobiliários envolvem riscos. A decisão pelo tipo e perfil de investimento é de responsabilidade exclusiva do cliente, razão pela qual se recomenda fortemente que o investidor faça uma avaliação independente sobre as operações pretendidas, riscos, condições e tributação aplicável. Quaisquer referências e rentabilidades passadas não significam de qualquer forma a garantia ou previsibilidade de rentabilidades futuras. O Grupo Safra não será responsável por perdas diretas, indiretas ou lucros cessantes decorrentes da utilização deste material para quaisquer finalidades. A presente publicação e todos seus elementos literais e gráficos constituem uma obra autoral protegida, estando os direitos sobre a mesma reservados.